A Coordenadoria de Enfrentamento ás Drogas participou na manhã desta terça-feira (23) no auditório do Tribunal de Contas do Estado - TCE, do seminário proposto pelo Instituto Maria dos Prazeres, com o apoio da Vara de Execuções Penais de Teresina, Penitenciária Feminina de Teresina e Secretaria Estadual de Justiça do Piauí.
O Coordenador Geral da CENDROGAS Sâmio Falcão e a Diretora de Políticas Públicas Marta Maria, falaram das ações do órgão, especialmente da politica de acolhimento e tratamento de dependentes químicos, ressaltando a ampliação do numero de vagas ofertadas pelo Estado, bem como das ações preventivas.
O Coordenador falou ainda da importância da contribuição de cada pessoa para o fortalecimento de ações articuladas entre órgãos públicos e a sociedade civil organizada, no enfrentamento as drogas no Estado. Acrescentando ainda que a missão da Cendrogas é promover cuidado integral humanizado às pessoas que desenvolvem problemas com o consumo abusivo de drogas.
Narcisio Chagas, coordenador do Seminário, falou da importância da terapia comunitária integrativa, apresentando inclusive um vídeo do Dr. Adalberto Barreto, onde explica que a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Destacando inclusive que o sofrimento vivenciado é uma grande fonte geradora de competência, que precisa ser valorizado e resgatado na própria comunidade, como uma forma de reconhecer o saber construído pela vida. Poder mobilizá-los no sentido da promoção de vínculos solidários é uma forma de consolidar a rede de apoio aos que vivem situações de conflitos e sofrimento psíquico.
Muitas entidades e órgãos participaram do evento, dentre eles: Penitenciária Feminina de Teresina, CAP’s, CREAS, CEPM, Centro da Juventude Santa Cabrini, Instituto Maria dos Prazeres, Sociedade Espírita João Nunes, Igreja Messiânica, SEMTCAS, Faz. da paz , HUT, SMS, FHT, dentre outros.