Aconteceu na manhã desta terça-feira (15), no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI a solenidade de abertura do curso de capacitação sobre prevenção às drogas. O evento tem por objetivo orientar e formar professores, servidores da educação, estudantes e instituições a desenvolver ações com o objetivo de cuidar dos problemas relacionados ao uso das drogas. O curso é uma realização da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Estado do Piauí (CENDrogras), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Polícia Militar do Piauí e da Secretária de Educação do Piauí (SEDUC).
Na ocasião, estiveram presentes a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Bezerra; o Prof. Me. Carlos Eduardo Leal, representando a coordenação do evento; Sâmio Falcão Mendes, representando a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Estado do Piauí; e representando a Polícia Militar, a Coordenadora Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), Major Elizete Lima.
Em seu pronunciamento, o Coordenador da CENDrogas, Sâmio Falcão, parabenizou o empenho da equipe da PRAEC ao conduzir a organização do curso de capacitação. "Eu gostaria de agradecer a todos da UFPI pelo acolhimento e dedicação na realização deste evento. A CENDrogas vem trazer um pouco da nossa missão promovida no Piauí, nas políticas públicas sobre drogas, desde a prevenção, passando pelo tratamento, recuperação, reinserção social, redução de danos, reiniciação familiar. Então no decorrer do dia, nós iremos aproveitar a oportunidade para manter o diálogo, para poder posteriormente ofertar o acolhimento às pessoas que sofrem dependência química", afirmou.
Após a abertura do curso de capacitação sobre prevenção às drogas, aconteceu a primeira palestra intitulada "As ações do estado nas políticas públicas sobre drogas e o papel da família nessa temática", ministrada pelo Gerente de Políticas Públicas do CENDrogas, Adeílson Medeiros Moura Costa.