A Coordenadoria de Enfrentamento ás Drogas do Estado do Piauí – CENDROGAS esteve reunida com a Universidade Estadual do Piauí- UESPI para discutir uma parceria na manhã desta quinta-feira (25) para a atuação de estudantes e professores em atividades junto à Pastoral do Povo de Rua, prestadores de serviços voluntários a moradores de rua e público carcerário. Estiveram na reunião Sâmio Falcão (Coordenador da CEDROGAS) Marta Maria (diretora de Políticas Públicas da CEDROGAS), Raimundo Dutra (pró-reitor da PREX/UESPI) e Nouga Cardoso (reitor da UESPI).
De acordo com o Coordenador geral do CENDROGAS, Sâmio Falcão, a Pastoral coordenada pelo Pe. João Paulo possui um trabalho voluntário que acolhe moradores de ruas, em que o voluntariado busca promover a saída dessas pessoas das ruas dando-lhes dignidade e oportunidade de um novo caminho. Pois 80% dos moradores de rua estão envolvidos com drogas. Para ele, a parceria fornecerá mais subsídios para atender o público, uma vez que os estudantes já realizam estágio supervisionado e terão uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos e práticos. O reitor Nouga Cardoso avalia a proposta de forma positiva, tendo em vista que a UESPI já realiza parceria com a CENDROGAS em outros projetos.
A ação visa à integração dos alunos com o trabalho voluntário do CENDROGAS e da Pastoral. “A ideia é envolver os cursos de Psicologia, Direito, Enfermagem, Pedagogia da UESPI para desenvolver atividades de estágio supervisionado com o público assistido”, mencionou o Pró- reitor da PREX, Raimundo Dutra. Como proposta inicial, está a divisão dos alunos por grupos, conforme a especialidade de cada área. Segundo o pró- reitor, eles serão acompanhados por professores que supervisionam e avaliam o estágio.