A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas) realiza em parceria com a prefeitura municipal de Agricolândia hoje e amanhã (30 e 31), no Centro de Referência da Assistência Social -CRAS, na cidade de Agricolândia o curso de Noções Básicas de Prevenção às Drogas, que visa promover orientação, formação e capacitação para educadores de escolas públicas, conselheiros tutelares, agentes de saúde, profissionais das redes públicas de saúde, assistência social e psicológica e os demais profissionais que possam atuar com interface na prevenção e cuidado dos problemas relacionados ao uso de drogas no município.
Na abertura nesta quinta-feira(30) a mesa de honra foi composta pelos seguintes autoridades Walter Alencar ( Prefeito de Agricolândia), Marcos Antônio(Secretário de Administração de Agricolândia), Rejane Ribeiro (Secretária de Assistência Social de Agricolândia), Sâmio Falcão(Coordenador de Enfretamento as Drogas do Estado do Piauí ) Jocione Silva, Presidente da Câmara Municipal ( Vereador de Agricolândia), Francelino Carvalho(representante da Fennoct ) e citamos autoridades presentes : Valdir Pereira, Antônio Filho, Ivoneide Conceição, Gilvan Abreu(Vereadores de Agricolândia )Secretários Municipais: Alexandre Lima( Transportes),Clay Regazzone( Saúde), João de Deis ( Obras ) Gastão( Educação), Controladora do Município Dra Agda Rossal, Gracinha (Assistente Social) Silvania Soares (Coordenadora do Cras ) e o Vice Prefeito de Agricolândia Dr. Raimundo Barradas e Drª Silvania Leal (Pres. Comissão de politicas publicas –OAB)
Durante o curso, há apresentação de variados tipos de drogas; debate sobre drogas ilícitas com maior índice de consumo na região Norte e Nordeste; legislação, ética, direitos humanos e cidadania; reinserção social desenvolvidas nas comunidades terapêuticas; e políticas públicas sobre drogas no estado. O curso é totalmente gratuito, com carga horária de 16h/a e, ao final, os participantes recebem certificados.
As aulas presenciais são ministradas por representantes da Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas (FENNOCT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI), Polícia Federal (SRPF/PI), Polícia Rodoviária Federal (DPRF/PI), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), , Secretaria de Estado da Segurança do Piauí (SSP/PI), Delegacia Especializada de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Para o prefeito de Agricolândia, Walter Alencar, a parceira vem para somar ao combate do uso de drogas, problema freqüentemente enfrentado no município. “Vamos poder levar conhecimento às pessoas que participarem. Por meio delas, haverá uma multiplicação das informações e assim faremos um trabalho amplo de prevenção às drogas. Nossa juventude precisa muito disso e Agricolândia vai dar um passo importante para tratar o problema ”, destacou o gestor.
O coordenador estadual de enfrentamento as drogas, Sâmio Falcão, participa do evento, representando o governo do Estado, e falará das ações e atividades desenvolvidas em todas as áreas da política sobre drogas desenvolvida no Estado.