O Coordenador de Enfrentamento ás Drogas do Estado do Piauí Sâmio Falcão participou na manhã desta terça-feira (27) na Casa do Oleiro um momento especial para mulheres e adolescentes sexo masculino com problemas com drogas, pois foi reinaugurado da Casa Feminina e inauguração do projeto para adolescentes entre 15 e 17 anos para tratamento de substancia psicoativas.
O novo espaço de acolhimento feminino com capacidade para 40 mulheres, com todos os alojamentos climatizados, já espaço receber adolescentes inicialmente 30 (trinta) vagas.
O presidente do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas, pastor José Gouveia, explicou que o novo centro atende não só uma necessidade social, mas também pessoal de muitos pais dependentes químicos que, muitas vezes, deixam o tratamento para cuidar dos seus filhos, que também entraram no mundo das drogas.
“Nós já tivemos situações de homens acolhidos que pedem ajuda para os seus filhos, adolescentes, de mulheres acolhidas que choram e desistem do tratamento porque estão preocupadas com os seus filhos na dependência química. Por isso, a partir de hoje, podemos oferecer ao Piauí um espaço exclusivo para o tratamento de adolescente na cidade de Teresina”, comentou o pastor.
O pastor alertou que a comunidade terapêutica não trabalha com a internação compulsória, que ocorre sem o consentimento do dependente químico, e sim com a vontade voluntária da pessoa.
A Cendrogas tem acompanhado de perto as entidades conveniadas com a coordenadoria, sempre participando de ações contra as drogas, Pois é mais um passo importante na vida desses jovens e assim sendo reinseridas na família e na sociedade.