A Coordenadoria de Enfrentamento ás Drogas do Estado do Piauí juntamente com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas realizaram entre os dias 03 e 05 de setembro, visitas aos municípios de Floriano, João Costa e São João do Piauí com objetivo de implantar os Conselhos municipais de políticas sobre drogas- COMAD’S.
O Coordenador Geral Sâmio Falcão, falou da importância da criação e implantação dos Conselhos Municipais de Política Sobre Drogas – COMAD’S nos municípios, pois serão uma ferramenta fortalecedora e articuladora dos trabalhos de prevenção, tratamento, reinserção social, bem como redução de demanda. E que inclusive os municípios podem ser beneficiados com projetos através de recursos do FUNAD – Fundo Nacional Sobre Drogas, que são recursos oriundos da perda de bens de traficantes em favor do Estado. Ressaltou que no momento da apresentação para os vereadores e procuradores municipais foi entregue-lhes uma minuta e o Passo a Passo do Projeto de Lei para facilitar a criação dos Conselhos Municipais.
O Presidente do Conselho Estadual Ananias Cruz, acrescentou, destacando que o Conselho Municipal Sobre Drogas é imprescindível para política abrangente de atenção e cuidado ao uso e abuso das drogas, tal implantação deve ser efetivada por meio da prefeitura municipal, mas os que vão subsidiar a orientação dessa política são os conselheiros ao lidarem com diferentes realidades locais.
A comitiva aproveitou a oportunidade também para fazer visitas técnicas em algumas comunidades terapêuticas instaladas nos municípios mencionados, mantendo o foco na prevenção e a política sobre drogas para o tratamento e a ressocialização de egressos dessas casas terapêuticas.
Os trabalhos irão continuar por outros municípios para que possam ser fortalecidas as políticas públicas sobre drogas, cuja parceria entre órgãos estaduais e municipais cresce a cada dia.