INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Ministério da Cidadania celebra 2 anos da Nova Política sobre Drogas
20/04/2021 - 09:31  
  
Twitter 
Google+ 
Autoridades presentes na solenidade

Na última quarta-feira (14), o Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania celebrou os dois anos da nova Política Nacional sobre Drogas, a solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do Ministério no Youtube.


A nova política foi elaborada em conjunto pelos ministérios da Cidadania, da Justiça e Segurança Pública, da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A nova PNAD é baseada na prevenção, na inclusão social e no restabelecimento da saúde por meio da abstinência dos usuários e dependentes químicos, não sendo mais voltada apenas para a redução de danos.


Uma das autoridades presentes na solenidade, o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Quirino Cordeiro Júnior, falou sobre a necessidade da nova política.


"As mudanças eram extremamente necessárias. O Brasil vinha enfrentando problemas importantes no cenário das drogas", ponderou o secretário. "Estávamos tendo aumento do consumo e aumento de quadros de dependência química. O Brasil vinha enfrentando aumento de pessoas em situação de rua com dependência química, aumento de pessoas encarceradas com quadros de dependência química, aumento de homicídios e de suicídios, todas essas situações relacionadas ao uso de drogas", afirmou.


Acolhimento e tratamento

A nova política nacional também traz, entre suas medidas, o reconhecimento das comunidades terapêuticas como forma de tratamento do dependente químico e prevê o fortalecimento dessas instituições por meio do incentivo social e financeiro por parte do Governo Federal. Em 2018, eram apenas 2.900 vagas financiadas, número que saltou para quase 11 mil no ano seguinte, chegando a 485 comunidades em todo o país. Neste ano, devem ser habilitadas 492 novas unidades, com 13 mil vagas adicionais para tratamento de dependentes químicos. Ao longo de dois anos, mais de 55 mil pessoas foram acolhidas nessas instituições.


A solenidade contou ainda com a participação do ministro da Cidadania, João Roma, da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar das Comunidades Terapêuticas, Eros Biondini e do deputado federal Osmar Terra.


Fonte: Diretoria de Comunicação - Ministério da Cidadania

Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Av. Antonino Freire, 1473 - 1º Andar - Centro - Teresina-PI
Telefone: (86) 99414-1379 e (86) 99426-0178 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE