A deputada estadual Simone Pereira (MDB) foi anunciada como a nova coordenadora-geral da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol). Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial dia 12 de fevereiro de 2025. Ela assume a função até então ocupada pelo também deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB), que retorna à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para exercer o mandato parlamentar.
Simone Pereira assume a Cendfol com a missão de fortalecer ações articuladas entre órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de entidades da sociedade civil, no enfrentamento às drogas e na promoção do lazer como ferramenta de inclusão e bem-estar social.
A Cendfol trabalha com a premissa de substituir a tradicional abordagem repressiva pela construção de uma cultura preventiva, focada no cuidado integral e humanizado das pessoas que desenvolvem problemas com o consumo abusivo de substâncias. A nova coordenadora reforça seu compromisso com a ampliação das políticas públicas voltadas para a prevenção, tratamento da dependência química e reinserção social.
“Assumo essa missão com muita responsabilidade e dedicação, pois sei da importância desse trabalho na vida das famílias piauienses. O desafio é grande, mas tenho convicção de que, com diálogo, transparência e parcerias estratégicas, poderemos avançar na implementação de políticas eficazes para o enfrentamento às drogas no nosso estado”, afirmou Simone Pereira.
Trajetória e experiência
Simone Pereira tem uma trajetória marcada pela defesa das políticas públicas e sociais. Assistente social formada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e pós-graduada em Gestão Pública, Simone possui mais de 30 anos de experiência na administração pública e já ocupou importantes cargos no Governo do Estado e na Prefeitura de Teresina.
Em 2010, assumiu como secretária executiva da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) de Teresina, hoje Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASP). Também foi secretária Estadual de Defesa Civil (2014), Coordenadora de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOL) e secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (SEAGRO), em dois períodos (2019 e 2021-2022). Antes disso, foi diretora do Centro Educacional Masculino (CEM) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além de ter participado da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Piauí.
Na política, foi candidata à vereadora de Teresina (2004 e 2008) e candidata à prefeita da capital em 2020. Em 2022, foi eleita primeira suplente de deputada estadual pelo MDB, com 27.102 votos. Assumiu o mandato em fevereiro de 2023 e, em janeiro de 2025, tornou-se deputada titular. Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e integrou diversas comissões importantes, como a Comissão de Constituição e Justiça e a presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância.
Simone Pereira ganhou destaque nacional com a aprovação do Estatuto da Pessoa com Obesidade, sancionado no Piauí em 2023. Inspirada em sua trajetória pessoal de superação — tendo perdido 54 kg após pesar 130 kg — a deputada propôs a criação do estatuto, tornando-se referência no tema. Em setembro de 2023, a deputada Gabriella Aguiar (PSD-CE) apresentou a Lei Simone Pereira, que institui o Estatuto da Pessoa com Obesidade no Ceará, inspirada pela legislação pioneira de Simone.