A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) participou da formação “Introdução à prevenção a desfechos negativos em saúde mental e no campo social no Brasil – políticas públicas a partir de uma perspectiva crítica e baseada em evidências”, realizada de 30 de junho a 4 de julho, das 10h às 12h30, de forma online. A capacitação faz parte do processo de implementação do Programa Cria – Prevenção e Cidadania, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Voltada para os estados que integrarão a terceira edição das metodologias Elos, Famílias Fortes e #Tamojunto, a formação reuniu representantes de diferentes áreas da política pública no Piauí, como as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas.
A Cendfol esteve representada pela Diretoria de Interlocução Institucional, com participação da diretora Karina Sampaio e equipe técnica, formada por profissionais da educação, saúde e assistência social, com atuação em diversos municípios piauienses. O objetivo foi promover a integração entre diferentes áreas, fortalecer o diálogo intersetorial e compartilhar estratégias eficazes para a prevenção do uso de álcool e outras drogas entre crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. “Acredito que esta formação fortaleceu ainda mais nosso olhar prático sobre prevenção, trazendo clareza e caminhos aplicáveis ao nosso contexto”, destacou Polyana Costa, coordenadora de enfrentamento ao álcool e outras drogas da Cendfol.
Os participantes relataram a satisfação em ver esta política pública avançando. “Na prevenção, percebo que essa formação vem como um passo importante na consolidação de tudo o que já se vem construindo na Cendfol. Mais do que conteúdos, estamos fortalecendo práticas que geram impacto real nos territórios. É gratificante ver o comprometimento de cada um e saber que estamos avançando com consciência e propósito”, afirmou Keila Damasceno, coordenadora de prevenção ao álcool e outras drogas da Cendfol.
A formação geral ofereceu aos participantes conteúdos atualizados e estratégias baseadas em evidências, alinhadas às realidades e aos desafios locais. “O curso foi muito bom e interativo! A metodologia de ensino utilizada facilitou a minha compreensão sobre os temas tão importantes abordados e ampliou minha visão à respeito do conceito de prevenção ao álcool e outras drogas”, avaliou Sara Guedes, da equipe técnica da Cendfol.
Para a Cendfol, este momento reforça o compromisso com políticas públicas de prevenção que dialogam com os territórios e valorizam a articulação entre diferentes setores, promovendo cidadania, saúde e proteção social para as famílias piauienses.