![]() |
Na capital o secretário conhecerá as ações de Enfrentamento às Drogas no estado, fará visitas aos Espaços Públicos de Acolhimento recém inaugurados pelo Governo, masculino e feminino, que atendem a uma demanda de até 55 dependentes químicos do Estado, sendo 30 homens e 25 mulheres. Na oportunidade visitará ainda algumas comunidades terapêuticas conveniadas.
Além de conhecer, o secretário poderá avaliar a Política Sobre Drogas no Piauí, que atua com base na Política Nacional, apontando melhorias e propostas de ação.
A visita acontecerá durante todo o dia.
![]() | ||||
Espaço Público de Acolhimento Masculino Foto: Thiago Amaral
|
Sobre a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – Senad
A construção da agenda do atual governo para responder ao desafio do Enfrentamento às Drogas foi fundamentada pela integração das políticas setoriais com a política nacional sobre drogas, a descentralização das ações, o estabelecimento de parcerias com a comunidade científica e organizações sociais, além da ampliação e do fortalecimento da cooperação internacional voltados ao tema.
A estratégia de governo está definida em três eixos de atuação, articulados e coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). As ações emanadas destes eixos, desenvolvidas em parceria com diversos atores do governo e da sociedade, permitem:
A realização de um diagnóstico situacional, sobre o consumo de drogas, seu impacto nos diversos domínios da vida da população e as alternativas existentes. Este diagnóstico vem se consolidando, por meio de estudos e pesquisas de abrangência nacional, na população geral e naquelas específicas que vivem sob maior vulnerabilidade para o consumo e o tráfico de drogas.
A capacitação dos atores sociais que trabalham diretamente com o tema drogas, e também de multiplicadores de informações de prevenção, tratamento e reinserção social. Esse esforço tem permitido a formação e a articulação de uma ampla rede de proteção social, formada por conselheiros municipais, educadores, profissionais das áreas de saúde, de segurança pública, entre outros.
A implantação de projetos estratégicos de alcance nacional que ampliam o acesso da população às informações, ao conhecimento e aos recursos existentes na comunidade. Também no cenário internacional, o Brasil além de participar dos principais fóruns de discussão sobre o tema vem fomentando a cooperação por meio de acordos com organismos internacionais e com países das Américas, Europa e África.
Fonte: Ascom