O DOC Um Novo Olhar tem duração de 13 minutos e fala sobre o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Cedrogas, cuja política alinha-se à Política Nacional, orientando-se por três eixos: Acolhimento, Prevenção, Capacitação e Pesquisa.
“Nossa intenção é reunir as ações em um filme, que este se torne um documento, onde todos possam compreender o trabalho, ao mesmo tempo em que desejamos transmitir um pouco do Novo Olhar dado ao dependente que vive em situação de vulnerabilidade social e deseja ser acolhido e reinserido na sociedade”, pontuou a coordenadora Estadual de Enfrentamento às Drogas, Zita Vilar.
O documentário é composto de cenas do cotidiano dos dependentes químicos que vivem nas ruas de Teresina, dos residentes dos Espaços de Acolhimento e Valorização da Vida, além de depoimentos de dependentes em recuperação e profissionais ligados ao trabalho de acolhimento e prevenção desenvolvidos pelo Governo do Estado. Também esclarece, através de profissionais, os danos causados pelas drogas nos âmbitos físicos e sociais, como uma forma de prevenção, sobretudo aos jovens.
Vale ressaltar que, além do documentário, uma cartilha será distribuída contendo informações de todos os serviços que existem no estado em relação às drogas. “Essa cartilha é uma espécie de guia de serviços e apresentará a Rede a todos os municípios do Estado, além de conter também leis de regulamentação acerca dos entorpecentes”, ressalta a coordenadora.
"A cartilha estará à disposição da comunidade ainda neste mês de fevereiro, seus pontos de distribuição serão os locais públicos que atuam em parceria com a Cedrogas, tais como hospitais, secretarias, grupos de Alcoólicos Anônimos, entre outros, tanto na capital como no interior do estado. A intenção é que o material seja acessível a todos, como uma ferramenta de difusão da informação", finaliza Zita Vilar.
Informações: CCOM - Alline Vasconcelos