INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Novos residentes do Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida concluem tratamento hoje (11)
11/04/2014 - 13:34  
  
Twitter 
Google+ 
O evento acontece hoje (11), às 18h

        Mais uma turma de residentes do Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida – Masculino conclui tratamento nesta sexta-feira (11). O evento acontecerá no próprio local, que fica na Rua Balsas, nº 910, Bairro Matadouro.

O Espaço, criado pelo Governo do Estado através da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas para acolher e cuidar de dependentes químicos funciona há nove meses e já reinseriu 11 residentes na sociedade.

Durante seis meses estes homens, na maioria jovens, puderam participar da rotina de tratamento desenvolvida pelo Espaço, que envolve além de atendimento psico-social e atendimento médico vinculado à rede municipal e estadual de saúde, atividades como oficinas informativas, aulas de computação, atividades lúdicas, esporte e lazer, reinserção social através de passeios.

A Coordenadora Estadual de Enfrentamento às Drogas, Jeannette Souza lembrou a importância do momento de formação para os jovens que hoje concluem o tratamento. “Reunir todos que participaram do tratamento, a família, a sociedade é muito importante, pois precisam resgatar os vínculos com sociais”.

Jeannette acrescentou que pretende fortalecer e incrementar as ações já desenvolvidas pela CEDrogas, sobretudo nos municípios do Estado. “Nossa meta é atender o maior número possível de municípios, ouvindo as necessidades e fortalecendo a Política Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas no Piauí”.

Com uma estrutura de residência, o Espaço Público ainda alimentação balanceada, dormitórios climatizados, banheiros, refeitório, salas privativas de atendimento psico-social e ambulatório.

C. Soares, que conclui o tratamento no Espaço há 04 meses conta o que viveu durante o acolhimento no Espaço. “Aqui aprendi a me organizar. A criar um projeto de vida. Hoje comemoro o dia que tomei a decisão mais acertada de nossas vidas: parar de usar drogas”. O residente conta ainda que tinha outra opinião do Espaço antes de ser acolhido. “Quando eu entrei procurei algo de errado, pois não acreditava que algo público pudesse ser tão adequado. Logo percebi que a  todo momento eu era  acolhido, e sempre ouvia pessoas falando o quanto eu era importante para a sociedade. Foi aí que me convenci e pude aprender e mudar com a metodologia do Espaço”.

O tratamento no Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida é um totalmente gratuito. Para solicitar acolhimento, o interessado deverá ir acompanhado pela família diretamente ao local, que fica Rua Balsas, nº 910, Bairro Matadouro.


Patrícia Sousa


Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Av. Antonino Freire, 1473 - 1º Andar - Centro - Teresina-PI
Telefone: (86) 99414-1379 e (86) 99426-0178 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE