INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Coordenadoria de enfrentamento às Drogas estuda implantar Espaço de Acolhimento em Parnaíba
22/04/2014 - 14:58  
  
Twitter 
Google+ 
A coordenadora da CED visitou o município no ultimo final de

 

XX
Situado no extremo norte do Piauí, o município de Parnaíba vem atingindo índices de desenvolvimento cada vez mais próximos dos índices de uma capital. No entanto, apesar dos fatores positivos vindos com o crescimento, surgem também características dos grandes centros urbanos, como o uso de drogas e a dependência química.

Pensando nisso, a nova gestora da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, a psicóloga Jeannette Souza, visitou no ultimo fim de semana estruturas na cidade com o objetivo de avaliar a implantação de Espaços de Acolhimento para dependentes químicos. Nos locais visitados funcionavam Centros Sociais Urbanos – CSUs e Escolas Estaduais, atualmente desativados e em desuso.

“O nosso objetivo é fortalecer as ações no interior do Estado. A demanda para o acolhimento e tratamento da dependência química precisa estar próxima dos locais aonde a demanda é maior. Teresina já conta com dois Espaços, que funcionam regularmente e atendem as solicitações, no entanto, precisamos multiplicar esse trabalho em outras regiões do Estado”, pontuou Jeannette Souza.

DD

Durante a visita ao município, a coordenadora conheceu também algumas Comunidades Terapêuticas e Casas de Acolhimento situadas em Parnaíba e Luís Correia, como o Centro de Reintegração de Vidas, a Casa dos Filhos de Deus e a Fazenda Reviver.

 A população local recebeu bem a iniciativa. Jeane Antônia é coordenadora da Casa de Acolhimento Filhos de Deus, que trata de dependentes químicos no município. Sobre a iniciativa do Governo do Estado ela comenta: “Nós temos uma demanda muito grande, sobretudo porque damos suporte ao Caps de Parnaíba. Ter um contato direto com a gestora do órgão nos dá maior suporte para solicitar, especialmente capacitações para nossa equipe técnica”. Jeane afirmou que com a grande demanda em Parnaíba, é necessária a capacitação de profissionais para lidar com a realidade do local. “Infelizmente é evidente em nosso município a situação de vulnerabilidade social da maioria dos dependentes químicos, sobretudo pela falta de informação e capacidade para lidar com a situação”, finalizou.

DDD











 


Patrícia Sousa

 

 

Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Av. Antonino Freire, 1473 - 1º Andar - Centro - Teresina-PI
Telefone: (86) 99414-1379 e (86) 99426-0178 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE