O coordenador estadual de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), Sâmio Falcão, tem acompanhado de perto as entidades conveniadas com a Coordenadoria e, neste domingo (17), participou da graduação, que é o término da primeira fase do tratamento da dependência química, de oito residentes da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz.
Para Sâmio Falcão, este é um termômetro de que as ações que envolvem a política sobre drogas no estado do Piauí têm funcionado e que tanto a prevenção às drogas como o tratamento e reinserção social de dependentes químicos se faz indispensável.
“São mais oito homens que estão voltando para as suas famílias e para a sociedade com um novo propósito, com novas expectativas. A CEDrogas tem o prazer de estar presente neste momento de "renascimento", ajudando a financiar este tratamento em instituições como essa. Nos colocamos à disposição para ajudar mais pessoas que desejam o tratamento”, diz o coordenador.
O tratamento da dependência química na Fazenda da Paz tem duração de um ano, no modelo de residência com tratamento baseado nos pilares oração, laborterapia e disciplina, no qual os residentes têm a oportunidade de qualificação profissional através de cursos e também da inserção na educação formal.
A CEDrogas está disponibilizando gratuitamente vagas para internação em Comunidades Terapêuticas através de financiamento. O dependente químico ou a família deve procurar a Coordenadoria, que está localizada a Av. Antonino Freire, no 1º andar do Edifício Antonieta Araújo, em frente ao Palácio de Karnak. O sinteressados devem levar os documentos básicos do dependente, onde receberão as informações necessárias para o ingresso no tratamento que pode durar entre 6 meses e 1 ano.