O Coordenador de Enfrentamento as Drogas, Sâmio Falcão, participou na manhã desta terça-feira (08), da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) para o atendimento psicossocial às crianças e adolescentes.
O CAP’si vai ofertar serviços especializados às crianças e adolescentes com transtornos mentais e/ou usuários de álcool e outras drogas, com capacidade para atender até 45 pacientes por dia. Com uma equipe multiprofissional, com psiquiatra, psicólogo, médico clínico, terapêuta ocupacional, educador físico, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, artesão com oficinas, atendimento ambulatorial e acolhimento de mães das crianças com transtornos mentais, o CAPSi terá atendimento diário, das 8 às 17h.
Situado no Bairro Buenos Aires, onde funcionou o antigo CSU do bairro Buenos Aires. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil tem espaço amplo, com consultórios, espaço para terapia, área esportiva, refeitório e brinquedoteca, ofertando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários; atendimento nos momentos de crise. O tratamento também busca a rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.
O governador Wellington Dias, destacou a importância do CAP’si e acrescentou: “Esse é o primeiro espaço voltado para essa faixa etária, menores de 18 anos. Esse é um trabalho feito em parceria com a comunidade e principalmente à família. Inicialmente, vamos atender em dois turnos, e em breve, teremos uma unidade funcionando 24h, onde se possa fazer um atendimento adequado”.