O Coordenador Estadual de Políticas Sobre Drogas Sâmio Falcão, participou de reunião com Secretário de Governo Merlong Solano e Secretário de Justiça Daniel Oliveira, onde foi tratado sobre ofertas de vagas para tratamento e recuperação de detentos com dependência química.
Sâmio Falcão, destacou que essa iniciativa parte da necessidade de se promover ações de tratamento e reinserção social de infratores que cometem pequenos delitos para alimentar o próprio vicio de drogas.
No Estado do Piauí, foi lançado recentemente o projeto Audiência de Custódia que visa melhorar o sistema carcerário do estado, por meio de um projeto que vai garantir que só serão encaminhadas para os presídios as pessoas que realmente tenham a necessidade de inserção no sistema carcerário. Daí a necessidade de garantir vagas aos infratores que cometem pequenos delitos para manter o vicio, oportunizando o tratamento da dependência química e a reinserção social.
Via de regra, detentos dependentes químicos são colocados em liberdade sem estar recuperado, sem ter sido reinserido socialmente e sem ter sido recolocado no mercado profissional; tais fatores decorrem diretamente do fato de não ter sido realizado o tratamento adequado para seu problema, inclusive da dependência de drogas, o que continuará a contribuir com a conduta criminosa.
Portanto é preciso olhar para o infrator e enxergar, além do conflito com a lei, um problema social e de saúde, que é a causa da conduta infracional, dando oportunidade a pessoa que apresenta problema com dependência de drogas, que a levam a delinquir, ofertando-os tratamento, recuperação e reinserção social e familiar.