A Coordenadora da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, Zita Vilar, participará nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro, a convite da Prefeitura e da Política de Prevenção à Dependência Química da cidade, do II Encontro Nacional de Gestores de Políticas sobre Drogas, representando o Governo do Estado do Piauí.
O evento será realizado entre os dias 11 e 12 de julho e dará continuidade ao I Encontro, que foi sediado em Palmas (TO), em março deste ano. Na ocasião, foi lançado o Fórum Nacional de Gestores de Políticas sobre Drogas, que tem por finalidade fortalecer a política sobre drogas, com uma agenda permanente de discussões entre Estados e municípios do país.
O Piauí é um dos únicos estados do Nordeste a ter um órgão público que oferece à população uma rede integral de cuidados humanizados, que se constitui na prevenção, tratamento, reinserção social e redução da oferta de drogas. Isto acontece por que em janeiro de 2011 o Governo do Piauí criou a Câmara de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, com o objetivo de tratar as drogas a partir do olhar da dependência química e das múltiplas consequências geradas sobre o indivíduo, a família, o mercado de trabalho e toda a sociedade, tornando-se problema de saúde pública.
Para tanto, foi criada em 23 de novembro de 2011, a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, a fim de dar seguimento às iniciativas da Câmara Estadual e também executar suas próprias ações e projetos no enfrentamento ao uso e abuso desses entorpecentes.