A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas realizou um encontro com várias secretarias do Governo do Estado do Piauí na manhã desta quinta-feira (19), com a finalidade de tratar os planos de ações no enfrentamento ao uso e abuso de drogas do Programa “Crack, é possível vencer”, que será implantado no Estado. Essas propostas irão ser levadas à Brasília no próximo dia 26, em uma reunião que será realizada com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, com o intuito de apresentar e colocá-las em prática.
A Coordenadoria irá gerir o comitê de articulação e terá a participação da Câmara de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e das secretarias estadual de Segurança Pública, Justiça, Educação, Trabalho e Empreendedorismo, Saúde e Assistência Social e da prefeitura de Teresina e órgãos similares.
O Governador Wilson Martins destaca que o Piauí foi pioneiro ao criar a Câmara Estadual de Combate ao Crack e Outras Drogas que deu origem a Coordenadoria de mesmo nome. Serão instaladas em breve casas de acolhimento masculino e feminino com recursos do tesouro estadual que devem atender cerca de 270 pessoas. Ele ressalta ainda que o índice de violência no Piauí é o menor do país, (doze mortes para cada cem mil habitantes) contra 68 mortes por cem mil habitantes, em Alagoas.
O Programa “Crack, é possível vencer” foi lançado pela presidente Dilma Roussef e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Programa prevê um investimento de R$ 4 bilhões e articulação com estados, Distrito Federal e municípios, além da participação da sociedade civil. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção.