INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas promove socialização de projeto social
10/08/2012 - 11:39  
  
Twitter 
Google+ 
Grupo Jovens em Ação do bairro Ilhotas vence Desafio
grupo de dança Comunidade Ativa


A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, por meio do Governo do Estado do Piauí, realizou a socialização do projeto Abrace a Vida – Desafio de Transformação nesta quinta-feira, 09, no Clube dos Diários.

A proposta do evento foi “fazer com que os oito grupos participantes que restaram se conhecessem e falassem uns aos outros sobre suas experiências, relatando as dificuldades, os impactos e resultados obtidos com o Desafio de Transformação”, explica Rita Lisbôa, coordenadora do projeto e diretora de Políticas Públicas da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas. Estiveram presentes na solenidade a coordenadora da Coordenadoria, Zita Vilar, Eduardo Pereira, presidente da Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e representantes do Estado, entre eles, Secretaria Estadual de Educação, Polícia Militar, Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Justiça.

Além disso, a Coordenadoria criou um vídeo apresentando todas as equipes e mostrou também o trabalho feito durante o Desafio. Foram distribuídos prêmios às melhores equipes. A banca avaliadora do projeto analisou o desempenho, interação e a criatividade de cada grupo na conclusão das tarefas. O Governo do Piauí também proporcionou incentivo financeiro aos grupos vencedores.

Socialização Abrace a Vida - Desafio de Transformação

A equipe do bairro de Ilhotas - Teresina, “Jovem em Ação”, liderou o topo da premiação e venceu o Desafio. Jovens entre 16 e 24 anos de idade realizaram todas as tarefas e se destacaram entre os demais grupos. Rosa Maria Galeno, líder da equipe assinalou que “não foi fácil para nós. Tivemos várias dificuldades, assim como todos os outros grupos, porém pudemos nos conhecer mais e assim tivemos a oportunidade de resolver as problemáticas do nosso bairro.” Ela ainda afirma que com o prêmio recebido pelo Governo, um cheque no valor de R$ 1.500,00 reais, os jovens irão realizar ainda neste ano um projeto no bairro sobre esporte, a fim de possibilitar entretenimento para os demais moradores.

O segundo lugar ficou para o grupo de Floriano, Amor Formação. Nilderlane Barbosa a líder, pontuou que todos irão colher bons frutos e que foi muito gratificante participar da iniciativa. Eles levaram para a cidade um cheque de R$ 1.000,00 reais e também irão investir em projetos voltados para área social. Já o terceiro lugar ficou para a equipe do município de Ilhuma, Comunidade Ativa. Keilane Cunha assinalou que “foi sim um grande desafio concluir todas as tarefas, mas conseguimos entregar tudo a tempo e pudemos vivenciar experiências que somente com o projeto foi possível”.

Os demais grupos receberam uma quantia de RS 800,00 reais cada. Foram eles: o grupo de Água Branca e Elods, de Olho D’água (ambos tiveram a mesma colocação, 4º lugar), Voo dos Gansos, de Amarante (5º lugar), Ação e Caridade (6º lugar), do bairro São João, Teresina e Sorrindo para a Vida (7º lugar), do bairro Vila Nova Parnaíba, também da capital.

O Projeto Desafio de Transformação

O projeto Desafio de Transformação, que tem parceria com o Governo do Estado, tem o objetivo de formar pessoas das comunidades para o enfrentamento dos diversos problemas sociais, dentro dos quais, o uso e abuso de drogas. Para tanto, foram realizadas várias atividades que contribuem para a mobilização social nas comunidades, fomentando a ação por parte dos membros das comunidades.

No Piauí, o projeto teve início em março deste ano, com a participação inicial de 22 grupos de diversos municípios, entre eles Água Branca, Floriano, Amarante, Inhuma, Batalha, União, Olho D´Água, São Julião, além de bairros da capital, como São João, Vila Nova Parnaíba e Ilhotas. Cada equipe recebeu uma tarefa a cada semana, totalizando sete. Essas atividades tiveram como intuito principal estimular os participantes a encontrarem meios para enfrentar os problemas da comunidade, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos moradores.

AS TAREFAS

1. Apresentação da Equipe. A primeira tarefa consistiu em apresentar de forma criativa e por meio de um pequeno vídeo a equipe e a motivação para participar do projeto.

2. Mergulho na Realidade. A segunda atividade foi mostrar por meio de uma apresentação criativa a comunidade, com costumes, perfil da população, líderes comunitários, instituições, grupos ativos, tipo de lazer.

3. Fotonovela. A terceira tarefa foi realizar uma fotonovela que retratasse os problemas mais significativos que existem na comunidade e apontar estratégias para resolvê-los.

4. Projeto. Nesta quarta tarefa o grupo participante teve que construir um projeto que envolvesse moradores, instituições e grupos.

5. Mutirão de Mobilização. A quinta atividade foi possibilitar a realização de uma Ação social que beneficiasse um grande número de pessoas da comunidade.

6. Gerando Renda. Na penúltima tarefa as equipes realizaram uma ação empreendedora de geração de renda, criada pelos próprios participantes.

7. Feirão de Talentos. Para finalizar o projeto, um evento foi realizado por todos os grupos onde pessoas talentosas da comunidade possam realizar apresentações.

Origem do Projeto

O Desafio de Transformação é uma ferramenta estratégica de formação, criado pelo Instituto Empodera, que nasceu do Centro de Formação Tratamento Comunitário no Brasil. É uma iniciativa de divulgação e multiplicação de uma nova proposta de inclusão: a intervenção social que tem a comunidade como protagonista, atuando sobre a base do Modelo de Tratamento Comunitário. Sua sede é São Paulo-SP.

Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Av. Antonino Freire, 1473 - 1º Andar - Centro - Teresina-PI
Telefone: (86) 99414-1379 e (86) 99426-0178 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE