INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Coordenadoria de Enfrentamento às drogas realiza seminário sobre drogas
14/08/2012 - 15:29  
  
Twitter 
Google+ 
A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas realizou um seminário sobre drogas, através do seu projeto “Abrace a Vida – Agenda Positiva”, na manhã desta terça-feira, 14, no auditório da ESAPI, da OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil). O evento contou com a participação dos palestrantes, Dr. Noronha Filho, pediatra, e do Dr. Assis Santos Rocha, psiquiatra. Cada um abordou o tema “Descriminalização das drogas” dentro das suas especialidades.

A atividade faz parte de uma agenda criada pela Coordenadoria com o objetivo de criar discussões acerca das políticas públicas sobre drogas implantadas no Brasil. “A coordenadoria sente a necessidade de discutir e construir políticas públicas no Estado que sejam adequadas e eficientes na regulamentação às drogas”, pontua Rita Lisbôa, diretora de políticas públicas da Coordenadoria.

seminário
A coordenadora da Coordenadoria, Zita Vilar, destacou que “esse é o primeiro passo para começarmos a discutir ideias e conceitos sobre descriminalização das drogas”.

Na ocasião, Dr. Noronha Filho falou aos demais sobre o comportamento das crianças ao longo do seu crescimento. E como o seu poder de decisão influencia em várias fases da vida, especialmente na adolescência, principal período de experimentação.

O Dr. Assis Santos Rocha afirmou durante o evento que “é preciso mudar a visão policialesca das drogas por uma visão preventiva”. O psiquiatra apontou algumas características que levam o usuário se tornar dependente químico, como aliviar o sofrimento e sentir sensações de prazer. Além disso, ele explicou que a droga é apenas um dos elementos que leva ao vício. É necessário averiguar suas características pessoais e onde o indivíduo está inserido.

Logo após o encerramento das palestras, deu-se início ao debate com o público presente. Representantes das Secretarias Estaduais da Saúde, Educação, Justiça, Cultura, Defensoria Pública do Estado, Detran, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS – leste), Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (SINEPE-PI), OAB – Pi e o grupo Amor Exigente discorreram sobre o assunto, com a finalidade de cada um conhecer suas opiniões e ideias.

Dando seguimento ao seminário, no período da tarde, o médico Antônio Barros apresentou dados atuais sobre os problemas relacionados ao álcool. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),  existem 64 doenças relacionadas ao seu consumo. Além disso, há vários agravantes ligados ao álcool, como ações de violência doméstica, acidentes de trânsito, prejuízos na família, trabalho e até mesmo legais.  Ele ainda mostrou uma pesquisa feita pela Secretaria Nacional sobre Drogas (SENAD) no ano de 2006, em que aponta o Brasil entre os quatro países que possui mais problemas com o consumo alcoólico. Teresina é vista entre as três cidades do país onde há uma maior concentração de dependentes, sendo que 7% são adolescentes entre 12 e 19 anos. Já o consumo entre mulheres gestantes, o médico alertou para a necessidade de orientar  e informar, já que os três primeiros meses de gravidez são considerados de risco e, muitas vezes a mulher não tem conhecimento da gestação.

Já pesquisas realizadas na área pelo próprio médico, afirma que em Teresina, 80% dos homens já fez uso do álcool e destes, 40% são etilistas de risco. O Dr. Antônio Barros falou também que o enfrentamento às drogas deve começar pelo controle social do álcool. O Estatuto da Criança e do Adolescente considera crime  vender ou permitir bebidas alcoólicas para menores e é necessário haver fiscalização para que a lei seja cumprida.
seminário

Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Av. Antonino Freire, 1473 - 1º Andar - Centro - Teresina-PI
Telefone: (86) 99414-1379 e (86) 99426-0178 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE