Teve início nesta segunda-feira, 27, no município de Parnaíba - Pi, a Oficina de Sensibilização e Capacitação - Redução de Danos, Novos saberes e Novas Práticas, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, voltado para técnicos da área da saúde que lidam diariamente com usuários de drogas. A coordenadora da Coordenadoria, abriu o evento, mostrando o trabalho já feito pelo órgão.
Domiciano Siqueira, Presidente e fundador da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), foi o mediador da palestra, dando ínício a uma série de debates e dinâmicas sobre dependência química, como seu o conceito, mal interpretado pela maioria das pessoas, como afirmou durante o encontro. Ele também falou sobre a classificação das drogas. "É preciso haver mais questionamentos sobre esta classificação. Para isso, é necessário se implantar uma nova políticas sobre drogas no Brasil", destaca Domiciano.
Técnicos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Parnaíba, Luís Correia, Buriti dos Lopes e Cocal das Estação estiveram presentes durante a ocasião. O psicólogo Raul Rios assinalou que a oficina "possui um aspecto muito interessante, pois as drogas estão sendo abordadas de uma outra forma, trabalhando a dependência química e vendo o usuário como um ser humano", destaca. O coordenador da Saúde Mental de Parnaíba, Luis Carlos da Silva, explica que "o debate traz um ponto reflexivo sobre as questões que envolvem as drogas, principalmente no que diz respeito à redução de danos, que muitas vezes a população não entende o seu significado".
A oficina de Sensibilização e Capacitação segue até esta quarta-feira, 29, com visita no CAPS AD (álcool e drogas) da cidade.