Dando seguimento às atividades da Oficina de Sensibilização e Capacitação - Redução de danos, novos saberes e novas práticas, o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, realizou nesta terça-feira, 28, no Hotel Cívico, em Parnaíba, o segundo dia de palestras proferido pelo presidente e fundador da Associação Brasileira de Redução de Danos (ABORDA), Domiciano Siqueira.
Ele iniciou o debate falando aos técnicos da área da saúde do município e regiões vizinhas sobre o conceito de dependência química. Apresentou o olhar da saúde, que considera a dependência uma doença e o tratamento é psicológico e psiquiátrico. "Quem mais cria problema na área de drogas não é o consumo ou o consumidor de drogas. O maior problema somos nós quem criamos, através de nossos preconceitos e nossos modelos de educação que não priorizam o respeito, o diálogo. Precisamos resgatar a cidadania", destaca Domiciano. Em seguida, iniciou-se uma discussão sobre a liberação ou legalização das drogas. O público questionou se o Brasil está preparado para controlar o uso de alguma droga que atualmente é ilícita. No período da tarde, foram feitas dinâmicas em grupo com o público presente, com o objetivo de criticar e refletir acerca de como a droga é tratada no país.
Ao final, a Coordenadora da Coordenadoria, Zita Vilar, entregou os certificados aos participantes. Nesta quarta-feira, 29, o evento se encerra, com uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Parnaíba.