|
A Unidade Escolar Santo Antônio, localizada no município de Valença, realizou de 13 a 15 de junho, a X Feira Cultural da escola. O tema escolhido para trabalho com os alunos foi a luta contra as drogas e a favor da vida. Mais de mil alunos participaram das atividades que envolveram passeata, missa, apresentações culturais, palestras e oficinas pedagógicas.
O governador Wilson Martins abriu a programação com a entrega do projeto de ampliação da escola, que contemplou laboratórios, refeitório e quadra poliesportiva. |
Ainda na abertura o deputado estadual Chico Ramos, proferiu palestra sobre a problemática do álcool e deu exemplos de suas experiências como médico neurologista, aonde presenciou inúmeras situações de coma alcoólico por seus pacientes. Dados apresentados pelo deputado revelaram que existem 224 milhões de alcoólatras no mundo.
“O uso de drogas deixou de ser um problema policial e passou a ser um problema médico, que podemos considerar uma pandemia”, citou o deputado, lembrando a gravidade do uso do álcool por ser uma droga lícita.
Com o apoio do Governo do Estado, a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, teve parceria na Feira, realizando 15 oficinas pedagógicas de reflexão sobre o uso e abuso de drogas. Durante a dinâmica realizada, os alunos puderam refletir, ouvir e debater sobre o que leva uma pessoa, sobretudo os jovens, a fazerem uso de drogas.
Além disso, os jovens também expressaram em desenhos o que pensam sobre a dependência química.
A jovem Ana Carolina, de 22 anos, diz que esta é uma oportunidade de aprender mais sobre a problemática. Segundo a estudante, o tema ainda é cheio de dúvidas. “Todo conhecimento, ainda será pouco, tendo em vista que muitos não conhecem os motivos que levam uma pessoa a usar drogas. Muitos acreditam que está nela (droga) a solução de seus problemas”.
 |
Ana Carolina, 22 Anos |
Já a estudante Erisdalva Costa, diz que aprendeu coisas novas, principalmente sobre o tratamento humanitário aos dependentes. “Pude saber como é importante para a recuperação de um dependente saber entender os conflitos que passam, além da importância da família em todo o processo”.
 |
Erisdalva Costa, 20 anos |
A programação da X Feira Cultural se encerrou com quadrilhas e show de forró na quadra da escola.
Mais fotos:
 |
Alunos aprenderam um pouco mais sobre as drogas, sobretudo do abuso do álcool |
.