INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas participa de pactuação
31/07/2012 - 22:38  
  
Twitter 
Google+ 
Pactuação
O Piauí aderiu, na tarde dessa quinta-feira (26), ao programa do Governo Federal Crack, é possível vencer. O governador Wilson Martins assinou, em Brasília, a pactuação da participação do Estado no programa voltado para o enfrentamento às drogas. Durante coletiva, o governador e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram investimento de R$ 48 milhões para o Piauí, sendo R$ 19 milhões apenas na área de saúde através do programa, que também prevê ações em setores como educação, segurança pública e desenvolvimento social. A solenidade aconteceu no Centro de Eventos do Unique Palace.

“Estamos enfrentando esse problema com coragem e otimismo. E isso é possível através de ações públicas efetivas. Criamos a Câmara e a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas para podermos sistematizar as nossas ações e consolidar a parceria com a sociedade civil”, comentou o governador Wilson Martins.

Através do programa Crack, é possível vencer, o governo federal oferece linhas de financiamento para Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), casas de acolhimento, casas terapêuticas, compra de equipamentos e modernização policial (viaturas, unidades móveis, sistema de inteligência e comunicação). O programa viabilizará a execução de ações integradas entre órgãos do Governo do Piauí e ministérios nos eixos prevenção, cuidado (atenção e tratamento) e autoridade (combate ao tráfico de entorpecentes). A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas irá gerir o comitê de articulação do programa.

O ministro Alexandre Padilha disse que a assinatura do pacto é o reconhecimento do Governo Federal aos esforços feitos no Piauí nessa área. “Nós abrimos chance para todos os estados aderirem, mas poucos se interessaram. É importante falar que nosso foco são estados com maior dificuldade no combate ao crack e às drogas, o que não é o caso do Piauí. Mas essa iniciativa do governador Wilson Martins mostra o compromisso do Governo do Estado no enfrentamento às drogas”, afirmou.

O Piauí é o 10º estado a assinar o termo. De acordo com o Governo Federal, a adesão do Piauí ao programa foi realizada em tempo recorde, já que o Estado possui órgãos específicos para enfrentar as drogas, como a Câmara Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, coordenado por Eduardo Pereira e a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, sob a coordenação de Zita Vilar, que estiveram presentes durante a solenidade.

Participaram da solenidade secretários estaduais de Saúde, Ernani Maia; Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia; Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes; e de Segurança Pública, Robert Rios.
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Av. Antonino Freire, 1473 - 1º Andar - Centro - Teresina-PI
Telefone: (86) 99414-1379 e (86) 99426-0178 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE