INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Governador Wilson Martins entrega Primeiro Espaço Público de Acolhimento para Dependentes Químicos
25/07/2013 - 11:46  
  
Twitter 
Google+ 


Foto: Thiago Amaral
Foto: Thiago Amaral





















O governador Wilson Martins entregou na manhã desta quinta-feira (25) o primeiro dos quatro Espaços de Acolhimento e Valorização da Vida para dependentes químicos do Estado do Piauí. O espaço funciona no Bairro Matadouro e terá capacidade para acolher em regime residencial até 30 pessoas do sexo masculino, com idade superior a 18 anos.
A solenidade de inauguração contou com a presença de muitas autoridades e representantes de organizações e entidades. Além destes, representantes do Ministério Público e Universidade Federal do Piauí.

O governador Wilson Martins disse que todos os profissionais disponíveis na casa irão juntar-se a outros organismos e lideranças comunitárias, através de uma interação para que o dependente químico residente no Espaço possa reconstruir os laços com a família e com a sociedade.

“A sociedade agora terá um programa de governo que se inicia aqui. É um sonho que foi planejado de forma cuidadosa e agora, depois de executado, monitoraremos as metas colocadas”, comentou o governador ao lembrar que o Espaço será utilizado também para escuta da sociedade, aonde será feita uma prospecção da situação. “Nesse contexto vamos cuidar e reinserir estas pessoas na sociedade, reconstruindo a sua história com base na família”, disse Martins.

O espaço que antes abrigava um Centro Social Urbano no Bairro Matadouro, depois de totalmente reformado e equipado ganhou padrões de residência, e agora conta com dormitórios climatizados, refeitório, ambulatório, banheiros, lavanderia, além de um amplo espaço para lazer e sala de capacitação. A parte externa foi grafitada com palavras e imagens que transmitem a ideia de paz, amor, família e alegria.

“Essa foi a proposta, pois queríamos aproximar o residente  do ambiente familiar. São símbolos que são parte da ideia de desenvolvimento da família, o acolhimento e os vínculos sociais”, comentou a Coordenadora Geral de Enfrentamento às Drogas, Zita Vilar.

A reforma e ampliação do prédio foram executadas pela Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra). Na oportunidade, o secretário de Infra Estrutura do Estado, Castro Neto lembrou do empenho do Engenheiro responsável pela obra, Francisco Carneiro, que faleceu antes da entrega, e sugeriu uma homenagem, inserindo o nome na unidade, que agora será identificada como Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida – Francisco Carneiro por determinação do Governador do Estado.

Foto: Thiago Amaral
Foto: Thiago Amaral

FUNCIONAMENTO

O Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida do Bairro Matadouro estará disponível à sociedade a partir desta segunda-feira (29) e para solicitar acolhimento, o dependente químico deverá se dirigir ao próprio espaço, que fica localizado na Rua Balsas, nº 910, Bairro Matadouro. O acolhimento terá duração de 06 meses. A casa funcionará 24 horas e será gerenciada pela Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas.


Foto: Thiago Amaral
Foto: Thiago Amaral

“O dependente que se encontrar em situação de vulnerabilidade social, poderá procurar o espaço, onde passará por uma triagem profissional. Após esta etapa, ele será acolhido. Analisado o estado de dependência, toda a rede será acionada, envolvendo órgãos como CRAS, CREAS, SAMU e Entidades”, pontuou Zita Vilar.

            Com uma equipe técnica com cerca de 40 profissionais, que envolvem enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, além de capacitadores e técnicos, o espaço terá uma metodologia inovadora, baseada no acolhimento, formação e geração de renda.


            Além do espaço inaugurado nesta manhã, o Governo do Estado prepara mais 03 espaços para Tratamento da Dependência Química, que ficam nos bairros do Centro, Ilhotas e Cidade Jardim. Essa última será destinada ao atendimento de mulheres e deverá ser entregue no mês de agosto. Os dois primeiros serão espaços comunitários de valorização da vida, que trazem como diferencial o envolvimento de lideranças comunitárias e um trabalho focado na prevenção.


 Além destes espaços, atualmente 80 vagas são financiadas pelo Governo do Estado em Comunidades Terapêuticas, devendo haver ainda uma chamada pública para ampliação das vagas.


Maiores informações: 3216-5004

Veja fotos:

Foto: Regis Falcão
Sala de Capacitação 
(Foto: Regis Falcão/CCom)


Foto: Regis Falcão
Ambulatório
 (Foto: Regis Falcão/CCom)

Foto: Regis Falcão
Refeitório
(Foto: Regis Falcão/CCom)

Foto: Thiago Amaral
Dormitórios Climatizados
(Foto: Thiago Amaral)

Muro do Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida grafitado(Foto: Patrícia Sousa/CEDrogas)
Muro do Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida grafitado (Foto: Patrícia Sousa/CEDrogas)



Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer
Av. Antonino Freire, 1473 - 1º Andar - Centro - Teresina-PI
Telefone: (86) 99414-1379 e (86) 99426-0178 - © 2015. Todos os direitos reservados.
MAPA DO SITE