A partir desta segunda-feira (29) os dependentes químicos interessados em receber acolhimento e cuidados pelo Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida, já podem procurar o local e solicitá-los. Em pleno funcionamento o Espaço tem capacidade para acolher até 30 pessoas do sexo masculino e funcionará 24 horas.
Sob administração da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, o espaço foi inaugurado na ultima quinta-feira (25) e durante todo o final de semana o grupo técnico participou de treinamento e capacitação para iniciar os atendimentos.
O treinamento envolveu desde psicólogos, assistentes sociais e capacitadores, até os responsáveis pela limpeza, administração e segurança do local. Cerca de 40 profissionais se envolveram durante os dois dias, desenvolvendo atividades e metodologias para o acolhimento.
Em regime residencial, o acolhimento poderá ser de até 06 meses. Para isso o espaço oferece um amplo espaço com quartos climatizados, banheiros, refeitório, ambulatório, além de espaço para lazer e capacitações.
 |
Foto: Regis Falcão |
O Espaço de Acolhimento e Valorização da Vida fica localizado na Rua Balsas, nº 910 no Bairro Matadouro.
Além deste espaço, o Governo do Estado prepara mais 03 lugares para Tratamento da Dependência Química, que ficam nos bairros do Centro, Ilhotas e Cidade Jardim. Esse último será destinada ao atendimento de mulheres e deverá ser entregue no mês de agosto. Os dois primeiros serão espaços comunitários de valorização da vida, que trazem como diferencial o envolvimento de lideranças comunitárias e um trabalho focado na prevenção.
Maiores informações: 3216-5004.